O que fazer quando não conseguir emitir CND?
- Paleta Visual
- 23 de mai.
- 1 min de leitura
As consequências de não conseguir emitir CND são inúmeras; muitos casos impossibilitam que empresas consigam se reerguer ou expandir seus negócios. Mas existem algumas formas de resolver a situação.
A CND federal possui validade por 6 (seis) meses; as CND’s estadual e municipal geralmente têm validade por 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias. Durante esse prazo, é possível que a empresa não consiga arcar com o pagamento de algum tributo ou simplesmente esqueça de quitar o valor.
Muitas vezes, por não possuir um sistema para acompanhamento dessa situação fiscal, apenas descobre que não possui CND quando mais precisa dela.
Assim que identificar a impossibilidade de emissão de uma CND, o primeiro passo é consultar qual o motivo desse impedimento. Identificado esse motivo, o segundo passo é verificar se o apontamento do órgão é válido.
Sendo válido, o terceiro passo é verificar a melhor alternativa:
🔹 Pagamento à vista – A quitação total do débito libera a CND;
🔹 Parcelamento da dívida – Ao aderir ao parcelamento, é possível obter uma Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPEN), que permite algumas operações como se fosse uma CND; e
🔹Corrigir declarações pendentes - Regularizar documentos omitidos pode ser suficiente para liberar a certidão.
Não sendo válido, é necessária a contestação do débito na via administrativa ou judicial, a depender da urgência na correção do lançamento. Afinal, optando pela via judicial, pode-se solicitar liminar para concessão de CPEN temporária.
📢 Precisa de ajuda para emitir sua CND ou resolver pendências tributárias?
Entre em contato e garanta sua conformidade fiscal!