top of page
Design sem nome_edited.jpg

Soluções em
Direito Tributário

Redução de impostos com segurança

Reduzir impostos com segurança.jpg

Recuperar tributos pagos indevidamente

Recuperar tributos pagos indevidamente.jpg

Regularização de débitos tributários

Regularizar débitos tributários.jpg

Defesa tributária administrativa e judicial

Defesa tributária administrativa e judicial.jpg

Regularidade fiscal

Garantir a regularidade fiscal.jpg

Adequações à Reforma Tributária

Adequar à Reforma Tributária.jpg

O que fazer para evitar a cobrança judicial de um tributo prescrito?

  • Foto do escritor: Laís Cunha Vieira de Vasconcellos Dias
    Laís Cunha Vieira de Vasconcellos Dias
  • 12 de fev.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 25 de mar.

Quando cobrado por um tributo prescrito, o contribuinte pode buscar o Poder Judiciário para garantir a extinção da cobrança, evitar o pagamento indevido e eventuais penhoras de valores de contas bancárias ou outros bens.

 

Com o avanço da tecnologia, muitos softwares foram criados para facilitar as atividades de cobrança pelo Poder Público. Com a publicação da Lei Complementar n. 106/2024, principalmente, tanto a cobrança administrativa mediante protesto das dívidas tributárias, quanto as cobranças judiciais têm sido otimizadas.

 

Porém, antes do ajuizamento de uma execução fiscal, o contribuinte pode se valer de medidas judiciais para garantir não ser cobrado.

 

🔍 As principais formas de defesa judicial contra prescrição tributária são:

✅ Mandado de Segurança – Se a cobrança de tributo prescrito está gerando constrangimentos, como inscrição indevida em dívida ativa ou impedimento para obtenção de certidões, o contribuinte pode ingressar com um mandado de segurança para suspender os efeitos da cobrança.

✅ Ação Declaratória de Inexistência de Débito ou Ação Anulatória – Quando há risco de cobrança administrativa de um tributo prescrito por meio de lançamento como débito no relatório fiscal (bloqueando a emissão de certidão negativa) ou protesto em cartório, o contribuinte pode ingressar com essa ação para obter o reconhecimento judicial da inexigibilidade do débito.

 

Se feito corretamente, é possível obter decisão judicial que garante a suspensão de quaisquer cobranças administrativas e judiciais.

 

Foi cobrado pelo pagamento de um tributo? Consulte um advogado tributarista e proteja seu patrimônio contra exigências indevidas.

 

Para mais informações, acesse as demais publicações ou entre em contato.

 

bottom of page